O sonho de muita gente é ter seu próprio imóvel para morar e incrementar a renda da família com outros imóveis alugados. Nesse sentido, comprar imóveis é um investimento que pode render lucros bastante expressivos e caso dê errado pode gerar perdas muito amargas.
Em primeiro lugar, se você pretende entrar nesse ramo de investimento, você precisa investir em conhecimento, pois comprar um bom imóvel, seja ele pronto ou na planta, ou um terreno é um negócio de alto envolvimento e precisa ser pensado e analisado antes de decidir fazer.
A SCAI imobiliária deseja que você entenda a dinâmica do mercado e faça o melhor negócio da sua vida e por isso, vamos te dar o conhecimento que você precisa para começar a procurar o negócio perfeito!
Vale mesmo a pena investir em imóveis?
Esse é um ramo que envolve as características de aplicações conservadoras e arrojadas, ou seja, ao mesmo tempo, é possível ter a segurança da caderneta de poupança e correr os riscos do mercado de ações.
De qualquer forma, a resposta mais assertiva à pergunta é SIM, com certeza vale a pena investir em imóveis, desde que vc tenha as noções básicas e os mecanismos do segmento imobiliário, pois como você já deve ter ouvido falar por aí, o valor de um apartamento não tem só a ver com o tamanho dele, mas também da localização, benefícios e infraestrutura do condomínio, entre outros fatores.
Também pode acontecer de aquele imóvel que aparentemente pode ser uma bomba, se mostrar um ótimo investimento com apenas alguns reparos.
Considere inicialmente as suas condições enquanto investidor, pois mesmo que você compre uma casa, apartamento ou terreno parcelado, você terá que ter como garantir essa parcela, que pode não ser tão baixa, nesse caso, pode ser mais interessante investir em aplicações como LCI ou FII que são ligadas ao mercado imobiliário.
Já decidiu? Então é o momento de agir. Vamos?
Como investir em imóveis?
Há basicamente três maneiras de um imóvel representar um investimento. O primeiro deles é a aplicação, que é indicada para os investidores que não dispõem de um montante para a compra do imóvel físico e consiste em fundos que são geridos por bancos de investimento. A segunda forma é o aluguel em que você disponibilizará o seu bem para gerar renda por meio do aluguel. A última forma de investimento é a especulação que é quando se compra ou se constrói um imóvel para ser vendido com um percentual a mais.
Para cada maneira de investimento, você terá que pensar nos prós e contras. Se você resolveu especular, terá que pensar no fator tempo para o retorno do investimento feito. Em alguns casos, o retorno financeiro pode levar anos até valorizar como desejado. Outra coisa a se considerar é que ao comprar um imóvel pronto, você deve levar em conta os custos gerados com a depreciação e o estado de conservação, caso ele seja usado. Pense que reformar um apartamento para vender pode valer a pena em algumas ocasiões e pode ser um gasto desnecessário e dar até prejuízo em outras. Por isso, é muito importante que você se informe para tomar a melhor dicisão.
Dessa forma, você pode optar por diferentes pontos de.
Invista em imóveis do jeito certo. 3 dicas de ouro para fazer o melhor negócio
Adquirir imóveis na planta
Se você pretende especular, investir na compra de um apartamento ou casa na planta é um negócio excelente, poiis é possível comprar com valores até 30% mais baixos do que se esse mesmo imóvel já estivesse pronto. Contudo, nem sempre é assim. Pode acontecer de a valorização esperada não se concretizar, por isso a necessidade de ser muito criterioso na avaliação para correr menos riscos possível.
Comprar terrenos
Comprar terrenos tem um custo de manutenção muito baixo, e isso é uma vantagem a se considerar. Enquanto uma casa ou apartamento exigem cuidados constantes para a manutenção (no caso do apartamento ainda tem que se considerar o condomínio), um terreno exige uma limpeza e uma boa capinada de manutenção. e estiver bem localizado, a valorização com o tempo pode chegar à índices interessantíssimos!
Imóveis usados
Se você for um investidor mais entendido, experiente, uma boa seria comprar imóveis usados para reformar e vender posteriormente. Você precisa conhecer o mercado para poder identificar as boas oportunidades e fugir das bombas.
Investir em imóveis através de fundos imobiliários
Investir em imóveis implica boa capacidade financeira, como já dissemos acima. Para quem quer aproveitar as oportunidades, mas não tem tanto dinheiro assim, uma opção excelente é aplicar em fundos de investimento imobiliário. De forma bem simples, é como se você fosse dono de uma parte do imóvel, com direito a lucrar com os aluguéis ou na revenda de maneira proporcional ao valor que você investiu. A parte chata é que se o imóvel não for locado, você irá amargas as perdas no período de vacância e não receberá nada!
A SCAI imobiliária está à disposição para tirar suas dúvidas sobre investir em imóveis.
Pode ligar, mandar mensagem ou faça-nos uma visita, pois estamos prontos para te ajudar a investir o seu dinheiro agora mesmo!
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus contatos!
Leia mais